DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Dicas para aniversários de 15 anos.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Mike Castro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 2:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá, beleza?
Fiz um tópico semelhante a este em outro fórum, e o pessoal gostou. Então, com a intenção de ajudar quem está começando, coloco estas pequenas dicas.

Deixo claro, que o que escrevo aqui não é uma verdade absoluta, é a forma como eu trabalho, pode ser que algum leitor ria, pode ser que algum leitor aprenda, enfim... Nesse Brasilzão, o que não falta é bom profissional!
Coloquei também algumas fotos para ilustrar os assuntos, srsrsrsrsrs...

Vamos lá:

1-Em casa, um dia antes, checar se todas as baterias e pilhas estão carregadas, e se os cartões estão livres. (Se já fez backup antes de formatar Sim, eu já vi gente com mais nome que eu, fotografar aniversario com o flash da camera, porque as pilhas do flash acabaram... E também já ví mudarem de RAW pra JPG no meio do evento, porque ia faltar cartão.)
Se por um acaso for fotografar em JPG, não esqueça de cuidar da exposição, balanço de branco, porque a margem de ajustes é muito menos.

2-Chegar ao evento NO MÍNIMO uma hora antes, pra fotografar a decoração e a debutante com a família. Não adianta chegar muito cedo, porque a decor ainda não estará pronta. E, tem que fazer umas fotinhos posadas da moça com o pai, mae, irmã, etc... Pode parecer brega, mas é importantíssimo.
Não esquecer também de fazer um ensaiozinho da moça sozinha. Elas adoram.
(Se for fotografar o making of, aí o tempo aumenta. O ideal mesmo é dois fotógrafos, um pro salão de beleza, e um pra decoração.)
Decoração

Image
Mike_Castro - Fernanda 15 anos - 0026 por mikecastrofotografia, no Flickr

Image
Mike_Castro - SABRINA 15 ANOS - 0019 por mikecastrofotografia, no Flickr

Image
IMG_0072 por mikecastrofotografia, no Flickr

Família e elas sozinhas

Image
IMG_0765 por mikecastrofotografia, no Flickr

Image
Mike_Castro - SABRINA 15 ANOS - 0332 por mikecastrofotografia, no Flickr

3-Nos aniversários que eu tenho feito, reparei em dois tipos de cerimonial: No primeiro, a moça chega antes, e fica à porta recebendo os convidados. E a medida que eles chegam, faz-se uma fotinho com eles. GEralmente, os salões ficam decorados na entrada, então fica bonito. As fotos ficam posadinhas, mas o lado bom é que garante foto com todo mundo. Depois, o fotógrafo fica livre pra criar, se desenvolver, etc... Tem também, o outro cerimonial, em que a debutante só aparece na hora das homenagens, valsas, blablabla... Nesse caso, o compromisso de fazer todo mundo "aparecer na foto" diminui drásticamente. Cabe somente ficar atento pra vovó, tias, primos chegados, etc... Os amigos, vai fazendo depois, durante a balada. (Esses cerimoniais, eu geralmente não interfiro: Deixo os clientes se entenderem com as promoter's... O que tiver, eu faço!)
Durante o cerimonial, é só ficar esperto com as entradas e homenagens. É sempre bom ter dois fotógrafos, mas um dá conta. (Lógico, não vai ficar tão artístico, mas funciona). Nos eventos que eu tenho feito, não tem mais aquele lance dos 14 casais, cada um com uma vela, etc... Hoje tá um pouco mais clean, mas ainda tem que ficar atento com a valsa, que pode ser com o pai, padrinho, avô, irmão...

Cerimonial

Image
IMG_0225 por mikecastrofotografia, no Flickr

Image
IMG_0225 por mikecastrofotografia, no Flickr

4-Na hora do "Parabéns e brinde", não tem segredo. É só clicar. Se vai ser um mero registro, ou uma obra de arte, vai do fotógrafo...

Image
Mike_Castro - SABRINA 15 ANOS - 0946 por mikecastrofotografia, no Flickr

5-Atualmente, as meninas têm inventado uma modinha, que é a tal coreografia com as amigas. Uma música pop, uma dancinha ensaiada e voalá: Muitas fotos bacanas e espontâneas. Procure usar lentes GA, para mostrar todas as meninas, mas não esqueça de dar uns closes na debutante.

Image
IMG_0871 por mikecastrofotografia, no Flickr

6-Agora é a balada. Luzes, fumaça, dança, sorrisos pra todo lado... Eu, particularmente, gosto de me enfiar no meio da molecada pra fazer umas fotos mais abertas. Fica bacana aproveitar as luzes do DJ, pra não ficar aquele fundo preto. Se o colega do som se empolgar na fumaça, vale pedir pra ele maneirar.
Não se esquecer de fazer umas fotos abertas, do ambiente todo, closes da menina, fotos dos amigos dançando, etc...

Image
IMG_1046 por mikecastrofotografia, no Flickr

Image
IMG_1076 por mikecastrofotografia, no Flickr

Image
Mike_Castro - SABRINA 15 ANOS - 1413 por mikecastrofotografia, no Flickr

Em todas as fotos, usei uma camera EOS 60d, com lente Sigma 17-50 2.8. Radio flash yongnuo 622c e flashh Canon 550ex.

_______________________________________________________________ __________________________________

É isso, gente.
Sei que tem muito fotógrafo bom de eventos aqui, mas acho válido pra ajudar aqueles que estão começando, ou entrando nessa área em específico.

Fiquem à vontade, colocando suas opiniões, modo de trabalho, experiências, etc...

Abraço.

gricwb
Mod-Manager-Câmeras
Mod-Manager-Câmeras

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 4:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mike Castro, legal a iniciativa! Parabéns!! yeah

FCImagens
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 5:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Legal, Mike!
Em novembro farei a cobertura de uma festa de 15 anos e usarei algumas das suas dicas!
Valeu!!! yeah

Mike Castro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 8:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gricwb escreveu:
Mike Castro, legal a iniciativa! Parabéns!! yeah

OBrigado!

A idéia é sempre ajudar a galera!

Mike Castro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 8:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

FCImagens escreveu:
Legal, Mike!
Em novembro farei a cobertura de uma festa de 15 anos e usarei algumas das suas dicas!
Valeu!!! yeah

Bacana, cara! Que bom que serviu pra você!

Quando fizer, posta algumas fotos pra gente "curiosar", hehehe

Abraço.

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 9:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bacana mesmo a iniciativa Mike Castro,

A amiga da minha namorada ja me convocou para registrar a festa dela de 15 anos que será em Janeiro, mas ela esta decidida e quer q seja eu o fotografo...

Não sei como estarão as coisas até lá, mas espero continuar evoluindo bastante, Sábado passado encarei a 1ª festa infantil (3 anos) e sou muito justo e me cobro bastante, sendo assim achei até que fiquei devendo, mas vamos ver após a edição e entrega das fotos se consigo superar a expectativa da mamãe né Think

Bom vc acha que vai de boa apenas um fotógrafo para os 15 anos (só eu no caso)? E nas suas fotos observei que o flash esta batendo pela lateral, como usou, foi fora da camera em tripé com um auxiliar? Pode dar mais detalhe disso.

Minha namorada se empolgou na festinha e disse que quer aprender para me acompanhar por ai, mas acho que até Janeiro é pouco tempo e talvez eu não consiga comprar uma segunda camera, lente e flash.

Estou com D80+35mm 1.8G+50mm 1.8D+18-55+ yn 467 é basicão e pretendo até la ter uma zoom 2.8 (tamron ou Sigma) e um SB 800 pela potencia e resistência!!!

Bom é isso valeu pelas dicas, tenho certeza que vai iluminar o caminho de muitos iniciantes dessa forma...

Abraços
yeah

Mike Castro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 5:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

claudiofulas escreveu:
Bacana mesmo a iniciativa Mike Castro,

A amiga da minha namorada ja me convocou para registrar a festa dela de 15 anos que será em Janeiro, mas ela esta decidida e quer q seja eu o fotografo...

Não sei como estarão as coisas até lá, mas espero continuar evoluindo bastante, Sábado passado encarei a 1ª festa infantil (3 anos) e sou muito justo e me cobro bastante, sendo assim achei até que fiquei devendo, mas vamos ver após a edição e entrega das fotos se consigo superar a expectativa da mamãe né Think

Bom vc acha que vai de boa apenas um fotógrafo para os 15 anos (só eu no caso)? E nas suas fotos observei que o flash esta batendo pela lateral, como usou, foi fora da camera em tripé com um auxiliar? Pode dar mais detalhe disso.

Minha namorada se empolgou na festinha e disse que quer aprender para me acompanhar por ai, mas acho que até Janeiro é pouco tempo e talvez eu não consiga comprar uma segunda camera, lente e flash.

Estou com D80+35mm 1.8G+50mm 1.8D+18-55+ yn 467 é basicão e pretendo até la ter uma zoom 2.8 (tamron ou Sigma) e um SB 800 pela potencia e resistência!!!

Bom é isso valeu pelas dicas, tenho certeza que vai iluminar o caminho de muitos iniciantes dessa forma...

Abraços
yeah

Fala Claudio, beleza?
Então, dá pra fazer 15 anos sozinho sim. Como você vai ficar bastante tempo com a moça, não tem tanto perigo de perder assunto. Depois, durante a balada, aí você ficará mais livre, pra fotografar a família, os amigos, etc...

Eu uso o flash com um rádio, sendo manipulado por um assistente.
Uso equip Canon, um flash 550 ex e um rádio YN 622c.
De lentes, você está até melhor que eu, kkkk
O que pega mesmo é a camera, uma só é um pouco arriscado. Sugiro você comprar assim que puder um segundo corpo, pra não ficar na mão.
Eu por exemplo, tenho a 60d, titular e deixo a 40d ajeitada, qualquer zica na camera, troco rapidão, e salvo o evento.

Só uso a Sigma 17-50 2.8. Agora que estou com uma 28-135, mas quase não a uso.

Se tiver mais alguma dúvida, manda aí!

Abraço!

MaNoMaNiA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 9:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Farei meu 1º 15 anos dia 31 desse mês... estou um pouco ansioso...Mas tem um detalhe, a festa será surpresa... a menina vai para um salão se maquiar achando que depois irá pra casa da avó para uma festinha simples em familia, porem será vendada e depois levada para um buffet, onde estarão 80 convidados, e td que existe em uma festa de debutante...

E olha só minha situação, eu vou até o salão tirar foto dela se maquiando, porem o pessoal do salão vai dizer que estou ali contratado por eles pra fazer fotos para um catalogo, depois tenho que sair correndo e chegar ao buffet antes da debutante pra pegar o momento da surpresa...

É mole?

everton.enrico
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 12, 2013 1:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MaNoMaNiA, Correria total hein, rsrs..Que massa, depois conta a experiência.

Eu ainda não peguei nenhum "15 anos", tenho vontade de fazer, principalmente pelos detalhes(making,buffet, convidados e etc)

Abs

Everton Gonçalves - evertongoncalves.com.br´s

-Nikon D7000(grip) / D90
17-55 2.8 Nikon /50 F1.8 D / SB 600 / SB 910
http://evertongoncalves.com.br

MaNoMaNiA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Dom Set 01, 2013 2:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom, a festa foi ontem, felizmente deu td certo, apesar da correria.... vou postar algumas fotos na sessão de Debutantes...

abs

everton.enrico
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 04, 2013 11:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mike Castro, Show de explicação amigo!!!

Me pediram um orçamento para um 15 anos, qual a média galera!? Sei que cada um tem seu preço, e varia de região para região.

Ao meu ver ele é um aniversario com misto de casamento,,rs..Hoje eu vi que as meninas querem tudo, acompanhamento no salão, pré-fotos, e etc..

O valor seria algo intermediário? Um aniversário mais "caro" digamos assim?

Forte Abs!!!

-Nikon D7000(grip) / D90

sorriso-rj
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 04, 2013 11:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

everton.enrico, depende muito do que você considera para montar o orçamento... vou te falar uns itens que tem na minha planilha de custos:

Diagramação - R$
Edição - R$
Ensaio externo - R$
Ensaio externo Gasolina - R$
Making of - R$
Festa - R$
Álbum - R$
Frete álbum - R$
Gasolina festa - R$
2º Fotografo - R$
Cinegrafista 1 ou 2 câmeras - R$

Depende do que foi solicitado e do que pretende apresentar...

Quando tem ensaio externo... em locais com algum risco... eu considero o custo de segurança armado... tem que considerar a maquiagem... também...

Estou começando a avaliar como considerar custos gerais + custos de reparo/upgrade de equipamentos...

Espero que ajude... yeah

christianalencar
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Set 04, 2013 11:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sorriso-rj, colocou uma tabela de referência muito legal. Já da para dar uma ideia geral bem legal. Ainda tem que colocar o seu lucro, não é?

sorriso-rj
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 04, 2013 12:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O lucro fica embutido no valor dos ensaios... quanto cobrar/ganhar em cada ensaio... o restante é custo...

everton.enrico
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 04, 2013 12:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sorriso-rj, Muito obrigado amigo!! Smile Ajudou muito, já montei aqui e enviei Smile
Agora se vai fechar,,rsrs..

Forte abs

-Nikon D7000(grip) / D90

Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras