Autor |
Mensagem |
DigiForum
|
Enviada:
Qui Mar 20, 2014 8:39 pm |
  |
Sucesso de críticas na edição 2013, o fotógrafo Rafael Benevides fez sua estreia no palco principal do Wedding Brasil 2014 com a palestra de abertura. Confira entrevista!
Escolher a fotografia de casamento como ofício é estabelecer o incrível desafio de não cair na repetição, criando imagens novas mesmo que as locações sejam as mesmas. Usando uma linguagem clara e objetiva, o fotógrafo pernambucano Rafael Benevides retorna ao palco principal do Wedding Brasil 2014 para demonstrar as técnicas que aperfeiçoou para produzir fotos incríveis em qualquer locação.
Para a palestra de abertura do congresso, você vai se surpreender com os exemplos de ‘antes e depois’ que Benevides irá mostrar, comprovando como é possível tirar o máximo de ambientes simples e transformá-los em cenários perfeitos.
Confira entrevista:
Blog Wedding: Você já tem mais de 20 anos de carreira. O que você tem a compartilhar desta trajetória para o fotógrafo iniciante?
Rafael Benevides: São 25 anos de uma trajetória de muita luta e aprendizado. Adoro compartilhar conhecimentos porque aprendo muito fazendo isso e passo a me conhecer melhor também. Meus alunos sabem que comigo o jogo é aberto, não escondo nada, não tenho medo de ensinar o que aprendi até porque continuo sempre estudando e buscando evoluir também.
BW: Este ano, você estará no palco principal do Wedding Brasil 2014. Quais suas expectativas para o evento e as palestras?
RB: O Wedding Brasil para mim é o evento mais importante da fotografia de casamentos da América Latina, minha fotografia cresceu muito desde o primeiro evento que participei. Esse ano vejo o congresso cada vez mais maduro em organização e planejamento e ao mesmo tempo com um time super renovado, sangue novo! Isso significa que esses caras não vão deixar barato, vão subir lá e arrebentar!
BW: O tema do congresso deste ano gira em torno do negócio da fotografia. Como você tem feito o link entre fotografia, casamento e business?
RB: Sempre fui defensor do fotógrafo de casamento como artista, temos que nos valorizar, através de um trabalho único, autoral e com mais envolvimento com os noivos. O futuro na minha opinião é cada fotógrafo fazer menos casamentos por ano e agregar mais valor em cada um, e, com isso, poder oferecer ao cliente uma experiência inesquecível.
Estamos vivendo um momento novo na fotografia, nunca tivemos tantos novos fotógrafos e tão bem preparados! Nesse mercado quase saturado e com profissionais tecnicamente equiparados, vai se destacar quem estiver mais perto e também quem entender da fotografia como negócio.
BW: Quais seriam suas dicas para ter uma carreira de sucesso?
RB: Saber vender é tão importante quanto saber fotografar. Estudo muito as técnicas de vendas, rapport, um pouco de psicologia, filosofia, expressão corporal e estou sempre aberto a aprender mais sobre esse assunto. A profissão de fotógrafo de casamento é uma das mais complexas do mundo. Precisamos conhecer muito sobre ser humano, sobre o mundo e sobre nós.
O caminho para se ter uma carreira de sucesso vai depender do que cada um entende como sucesso. Para mim sucesso não está relacionado a dinheiro, não apenas! Sucesso é você fazer o que você gosta e ser reconhecido por isso. O dinheiro é consequência, ele vai chegar com o tempo. Para perseguir o sonho de trabalhar com o que amamos, é preciso mais do que vontade, é preciso dedicação, constância e valores. Antes de pensar em ser um fotógrafo famoso é preciso olhar pra dentro e buscar evoluir como ser, o autoconhecimento é o melhor caminho para aquele que quer ter um trabalho autoral.
BW: O tema de sua palestra é “Transforme ambientes simples em cenários perfeitos”. O que você pode nos adiantar sobre este tema e sobre o jeito que você lida com a fotografia e a composição?
RB: Tenho a sorte de nascer, trabalhar e ser reconhecido na mesma cidade. Petrolina é uma cidade no interior de Pernambuco, aqui fui obrigado a fotografar quase sempre nos mesmos salões e nas mesmas igrejas. A partir dessa “dificuldade” desenvolvi a capacidade de aproveitar qualquer ambiente para fazer fotos interessantes. Não importa onde, podemos tirar proveito da locação, da luz e da direção para fotografar de forma única e ainda usar a fotografia como forma de expressão. Acredito que depois das minha palestras muitas pessoas enxergarão o mundo de uma forma diferente.
Veja mais informações a faça sua inscrição para o Wedding Brasil 2014 aqui. |
|
|
|
 |
Cláudio Jorge
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

|
Enviada:
Ter Fev 09, 2016 11:56 am |
  |
|