DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 O que banaliza o mercado fotográfico?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
O que banaliza o mercado fotográfico?

Falta de regulamentação da profissão
0%
 0%  [ 0 ]
Amadorismo
38%
 38%  [ 8 ]
O conceito de que “é só clicar”
42%
 42%  [ 9 ]
“Saber vender” é mais importante que o fotografar em si
9%
 9%  [ 2 ]
Concorrência desleal
4%
 4%  [ 1 ]
Deixei minha opiniao abaixo
4%
 4%  [ 1 ]
Total de Votos : 21
Sem tempo previsto para finalização


Autor Mensagem

DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 19

 


MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2014 7:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E o que você acha que mais banaliza o mercado fotográfico? Vote em nossa enquete acima e deixe sua opinião abaixo. yeah

FCImagens
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2012
Mensagens: 99

 


MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2014 10:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Todas as alternativas corretas! Mr. Green

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18057
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2014 11:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Se falamos de mercado então falamos de profissionais. Na minha opinião o amadorismo que tenta ser profissionalismo atrapalha demais, cria instabilidades nos clientes e não proporciona crescimento ao profissional. Ou o cara vira de vez fotógrafo, se aperfeiçoa no mercado e trata como trabalho profissional ou fotografe apenas amadoramente, que também é ótimo mas não traz ganhos.

OBS: Profissional ou amador são termos que não são relativos à qualidade da foto mas sim a entendimento e prática de mercado. A foto é boa tanto por amador quanto por profissional, porém o relacionamento de mercado e com os clientes só deveria ser feito por profissionais.

malccsi
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2009
Mensagens: 18

 


MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2014 12:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apesar de ser formado em Sistemas de Informação, fotógrafo amador e fã de tecnologia, vejo que a banalização da fotografia ocorreu exatamente pela evolução da própria tecnologia. Evolução tanto dos equipamentos como da internet. Celulares com câmeras e muita informação disseminada tornou o usuário um "fotógrafo" de si mesmo e dos outros. E não basta dizer que as pessoas se acham fotógrafas, elas realmente estão buscando muita informação sobre e conseguindo belos resultados.
Infelizmente, está ocorrendo +/- como os alfaiates quando surgiu a produção em larga escala. Desconheço cidade que tenha um alfaiate.
Mas ainda bem que no caso da fotografia, não chegamos a esse ponto. E é claro que um fotógrafo profissional, com olhar diferenciado, com muito conhecimento não perderá valor nunca. O mesmo não acontece com aquele que apenas faz boas fotografias.
É um assunto que rende muita conversa.
http://malcolnfotografias.esy.es/

gricwb
Mod-Manager-Câmeras
Mod-Manager-Câmeras

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 2507
Localização: Curitiba/PR

 

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2014 4:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

malccsi, concordo com vc. Me lembro de como era 15 ou 20 anos atrás. Um amigo tinha como hobby a fotografia, tinha herdado todo equipamento do pai falecido. Eu, naquela época, achava aquilo d+, queria fotografar também, mas os equipamentos + custos constantes com laboratório faziam da fotografia uma arte apenas para profissionais e para entusiastas bem munidos de capital.
Sem contar que a informação era mais escassa, sem a internet, era difícil encontrar quem ensinasse o que sabia. Com a internet e a popularização das câmeras digitais, incluindo as DSLR, tudo mudou. Hoje vejo até crianças de 12 anos com DSLR na mão. Em qualquer vídeo do youtube ensinam a fazer strobist, tem muitos amadores fazendo trabalhos de primeira linha.

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 11 de Abril de 2009
Mensagens: 4219
Localização: São Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2014 6:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apesar de eu ter votado em "O conceito de que é só clicar", fiquei na dúvida entre esse e o "Amadorismo". Acho que as duas coisas têm um pouco a ver. Concordo plenamente com a opinião do Celso e do malccsi.

Mas eu acho que se as pessoas todas tivessem a consciência de que a fotografia é bem mais que uns cliques, a profissão seria bem mais valorizada, tanto pelos clientes como pelos próprios fotógrafos. Em alguns países, principalmente da Europa, existe uma cultura em torno da fotografia (e das artes em geral), e uma valorização maior do profissional.

Hoje em dia todo mundo acha que é só clicar. Se a foto ficou ruim, é só clicar de novo, e nem gasta filme! Esquecem que é uma profissão e uma forma de arte como outra qualquer, que requer estudo, investimento e atualização constantes. E como é só clicar, isso estimula demais o amadorismo, e aí entra no que o Celso falou.

Mas enfim, apesar disso tudo, eu acredito que sempre vai haver espaço pro bom profissional. Acredito que com a popularização da fotografia, algumas pessoas começaram a perceber mais a diferença que um fotógrafo profissional faz. E acho que as coisas estão melhorando aos poucos. Só não dá pra saber como vai ser no futuro...

Renato Teixeira
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Domingo, 16 de Março de 2008
Mensagens: 80
Localização: Suzano, SP

 


MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2014 1:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Optei por votar em "Amadorismo" mas acredito que o problema maior seja de responsabilidade do próprio Fotógrafo, ou seja, pela falta de postura e sem o adequado posicionamento do mesmo quando solicitado. Hoje em dia é muito comum encontrarmos "profissionais" que não se posicionam como tal, apresentando trabalhos de péssima qualidade (não porque não sabem e sim porque não querem ou porque não vão cobrir os gastos) adotando postura de "amador" o tempo inteiro.

A grande proliferação dos equipamentos fotográficos - vendidos como "basta clicar" - também contribui para o surgimento destes "amadores" nas horas vagas que acreditam que possam prestar algum tipo de serviço de fotografia e "derrubam" os preços até não poder mais.

Por outro lado, como clientes e consumidores deste tipo de serviço, também deveríamos valorizar ainda mais o profissional da fotografia e seus trabalhos prestados. Deveríamos fazer como no caso dos profissionais da saúde, ou seja, faz quanto tempo que deixamos de perguntar para o vizinho, para um parente ou mesmo para o farmacêutico (excelente profissional por sinal) qual é a cura para certas doenças? Não procuramos os verdadeiros especialistas nestas doenças? Por que não fazemos o mesmo com os fotógrafos?

Outro dia li uma entrevista do Fábio Laub que foi para Atlanta, EUA, trabalhar como fotógrafo de casamento e percebeu que os Americanos valorizam muito este profissional, pagando por seus serviços cerca de 10% dos gastos no casamento. Não é uma beleza?

Abraços.

Renato Teixeira.

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Agosto de 2010
Mensagens: 791
Localização: Uberaba/MG

 


MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 9:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Saber vender é fundamental para o sucesso como profissional. Essa história de que o mercado está prostituído e banalizado tem fundamento, mas quem é profissional e vive de fotografia tem que se atualizar, estudar marketing, técnicas de venda, além de estar sempre se atualizando em seus estudos fotográficos para oferecer um produto de
qualidade.

Valeriano
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2016
Mensagens: 9

 


MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2016 3:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Prezados,
Ainda não possuo um diploma de fotógrafo profissional. Alás, nem sei se existe essa profissão como se fosse regulamentada. Ser fotógrafo equivale a ser artista. A única coisa que sei é a regulamentação restringe o mercado, quem está na ativa paga uma anuidade. O trabalho de representação por exemplo é regulamentado (se eu estiver errado, por favor, me corrijam), mas quando você está registrando uma empresa de representação, não exigem diploma de representante.
Até o momento do elaboração desta mensagem, posso concluir, observando o resultado parcial da enquete proposta, que há uma necessidade de conhecimento e informação por parte dos "tiradores de fotografia".
As pessoas se contentam de ver sua imagem ou a imagem de uma pessoa conhecida no Facebook. Muitas são desinteressantes, sem um tratamento minimo (ninguém está pedindo para remover as rugas da vovó que fica mais charmosa aparentando a idade que está). Há muitas vezes um excesso de branco ou um azulado grotesco.
Continua...
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher