DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Quais lentes levar à uma viagem?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Carlos Cazuza
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 7:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma dúvida frequente para os fotógrafos é respondida pelo fotógrafo de viagem Jim Richardson

Image
Fotos: Jim Richardson
Materia Por : Ivan Alexandre

O fotógrafo e fotojornalista Jim Richardson é colaborador da revista National Geographic e reconhecido por suas viagens e fotos de pequenas cidades ao redor do mundo. A pedido da revista ele escreveu um artigo onde responde uma simples pergunta: que objetivas devo levar na viagem das minhas férias?

Porém, a questão não é tão simples assim, e o Portal Photos, em parceria com o DigiForum, reproduz para seus leitores e usuarios o conhecimento deste renomado fotógrafo:

Image

“Estou indo viajar. Quais lentes devo levar?”

Esta deveria ser uma questão simples com uma resposta simples. Mas não é. Cerca de uma vez por semana alguém adentra minha galeria, observa minhas fotos tiradas em cada canto do mundo e conclui (com poucas evidências) que devo saber tudo sobre fotografia.

Ninguém afirma que comprando uma boa panela faz de você um chef de cozinha, mas muitas pessoas acham que comprando uma boa lente irá se transformar em um fotógrafo. Certamente os visitantes da minha galeria não querem entrar em uma discussão filosófica com um velho carrancudo. Seria uma saída fácil.

Esta questão tem uma resposta, mesmo que não seja tão simples.

Começo por questionar a natureza da viagem do fotógrafo e seus interesses. O que eu procuro é uma ideia do tipo de imagens que eles querem, e quanto estão dispostos a conseguir. (Suponho que seja uma viagem de férias, mesmo por que, perguntando isto eu sei que devem ser amadores. Profissionais fariam diferentes questões). Por exemplo, eles estão fazendo turismo em uma catedral na França ou num safári na Tanzania? Visitando as ilhas gregas com amigos ou acampando por duas semanas nas florestas brasileiras?

Diferentes tipos de viagem requerem diferentes escolhas de equipamentos. Se concentrar no tipo de imagem ao invés do equipamento é o caminho mais certo. Se você conseguir definir o tipo de fotografias que você quer, a seleção do equipamento será muito, mas muito mais fácil.

Então vamos considerar diversos cenários de viagem:

Image

- Viagem Cultural

Você está explorando a rica herança cultura da Europa, muitos museus, catedrais e arquiteturas, passeando de barco pelos canais de Amsterdã, e contemplando impressionantes castelos e torres.

Primeiro de tudo, esqueça a objetivo do “kit” da sua câmera. Geralmente é algo como uma 18-55mm, que cobre uma grande angular média até uma teleobjetiva curta. Se você pretende melhorar, considere uma lente como uma 18-105mm ou uma ideal para viagens como a 18-200mm. Se você for levar apenas uma lente, com certeza seria esta. Se for possível levar mais de uma, escolha uma grande angular de verdade, como a 10-22mm ou uma 12-24mm. Estas super grande angulares captam imagens bastante abertas para os interiores. Além de serem pequenas e leves.

- Expedições na natureza selavagem

Você está indo para uma viagem tipo safári africano. Quão longe dos animais você estará? Ninguém saberá com certeza. Leopardos podem estar escondidos em árvores distantes enquanto os leões estão dormindo na sombra do seu carro. Mas de uma coisa sabemos: você ira fotografar de dentro do veículo com poucas chances de chegar muito perto. Então precisará de uma lente com grande zoom. É aqui que uma 100-400mm seria perfeita. Ela tem um tamanho considerável, mas não terá que levar por longas distâncias. Um alternativa mais leve é a 70-300mm, que frequentemente será o suficiente. Qualquer coisa menor é um convite ao desapontamento. Leve algo macio para segurar a lente enquanto estiver em pé fotografando pelo teto solar. Leve também uma lente mais curta. Você irá utilizar no acampamento e ocasionalmente está perto o bastante de alguns animais.

Image

- Caminhadas na natureza

Isto é diferente do que estar em um safári. Se estiver caminhando por uma floresta ou em algum cânion, você irá fotografar com uma grande angular. Você poderá também levar uma teleobjetiva média, como uma 200mm. Em uma floresta densa, utilizar uma lente longa pode ser difícil, considerando que a floresta é escura. E nas montanhas, uma teleobjetiva longa não será satisfatória. É a justaposição de uma flor em um lago azul que torna grandiosa a paisagem de uma montanha. Considere adicionar uma verdadeira lente macro, e não apenas uma zoom com alcance semelhante. Alguns exemplos de macro: uma 60mm f/2.8 ou uma 100mm f/2.8. Nenhuma outra lente é tão útil quando você quer chegar no coração das flores exóticas, cogumelos e insetos.

Image

- Vida noturna e após escurecer

Muito do romance e cores das viagens não aparecem durante o dia, mas sim após o sol se por. Com sorte, agora temos câmera digitais que podem capturar as reais cores e sabores da noite. Para fotografar bem após o por do sol, você precisará de pelo menos um destes itens (ou talvez todos): uma câmera com ISO alto, um tripé ou uma lente clara.

- Para as objetiva, você precisará f/2.8 ou mais clara

Uma f/1.4 é realmente eficaz. Você pode facilmente “quebrar a banca” comprando estas obras de arte. Entretanto, considere algumas alternativas mais viáveis, como uma 17-50mm f/2.8 que não é grande e tão cara. Ou então uma fixa 24mm f/2.8, que oferece uma grande qualidade de imagem e situações difíceis. A famosa 50mm funciona muito bem, tanto a 1.4 quanto a 1.8, mas não cobre uma grande angular. Importante: muitas lentes zoom são f/2.8 nas distâncias iniciais e vão escurecendo gradativamente para f/4 ou f/5.6 nas distâncias maiores, o que não é muito bom para fotografias noturnas.

- Sendo criativo e experimental

Amos supor que você está apenas planejando fotografar cartões-postais. Ou então você tem uma ideia louca e resta apenas executá-la. Ok, compre uma Lensbaby. Estas lentes curiosas fazem coisas que as lentes comuns nem sonham, como dobrar. Experimente uma foto torcendo para um lado e para o outro e de repente a imagem ganha um estranho e suave foco seletivo. As lentes Lensbaby sempre captam imagens com bordas suaves, o que lhe deixariam de fora dos concursos, mas o resultado é uma imagem com romantismo, as vezes uma aparência antiga, como se fosse tirada há muito tempo. Se isto não for suficiente, mude alguns elementos trocáveis, pois ela permite a troca de uma lente de vidro por uma peça de plástico. Diversão garantida! Suas fotos ficarão muito diferentes.

- Última dica

Se está será uma viagem de férias, leve o que será divertido. Se você gosta de carregar peso, leve tudo que conseguir e sofra as conseqüências. Por outro lado, lembre-se, menos é mais.

Conheça mais sobre Jim Richardson em seu site.

Materia Por : Ivan Alexandre - Editora Photos

AluiZio
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 7:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fiz 1215 fotografias em uma viagem de 28 dias à Europa usando uma 18~200 em uma câmera Sony NEX-5.
Voltarei este ano e pretendo repetir o equipamento.

Carlos Cazuza

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 7:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AluiZio escreveu:
Fiz 1215 fotografias em uma viagem de 28 dias à Europa usando uma 18~200 em uma câmera Sony NEX-5.
Voltarei este ano e pretendo repetir o equipamento.

Muito legal a gente focar em apenas 1 ou 2 lentes e realizar esta proeza. Evita carregar peso desnecessário e acabar perdendo a intenção da viagem, que 'e registrar imagens simples e belas, e ter uma ótima recordação, além, claro, um bom portfolio Smile

leonardo.muller
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 8:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belo post muito instrutivo, costumo levar 2 lentes também dependendo ate um flash para um strobist.

DelCarlo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas21

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 7:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Carlos Cazuza escreveu:

Muito legal a gente focar em apenas 1 ou 2 lentes e realizar esta proeza. Evita carregar peso desnecessário e acabar perdendo a intenção da viagem, que 'e registrar imagens simples e belas, e ter uma ótima recordação, além, claro, um bom portfolio Smile

Gostei das dicas, mas estão muito direcionadas a quem usa DX. Aos que usam FX, acho que a melhor opção é a 24-70. É a minha lente única para viagens. E ainda levo a NEX-F3 com a lente do kit. Muito versátil yeah

AluiZio
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 8:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na verdade, quando viajo para fotografar pássaros levo a D800 e a 28~300.
Isto significa um pouco mais de dois quilos de equipamento.
Para viagens de recreio, prefiro equipamento mais leve.

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 10:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito legal ! Smile

Acho que o importante qdo for viajar é pensar no lugar e no que vc gostaria de fotografar lá...assim evita carregar peso desnecessário com coisas que não irá usar.

Por exemplo, na minha última viajem como eu sabia que iria fazer umas fotos noturnas de um lobo levei meu flash, pilhas e carregador delas..coisa que nunca faço normalmente.

E o mesmo serve para lentes.

Wink

espirit
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas112

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 3:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma ressalva pro uso de lentes antigas manuais primes, com adaptadores nos corpos digitais, são excelentes e baratas em relação as lentes AF equivalentes em ótica de mesma qualidade, fará o fotógrafo interagir mais com a foto pois não será só apontar e clicar, já que ele precisará fazer manualmente foco e escolha da abertura, e vai de encontro com o quesito diversão, além do contexto histórico de usar uma lente de 30 anos e fazer imagens fantásticas entre outros .. yeah

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 3:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MINHA opinião: se é pra levar uma DSLR vou levar todas as minhas lentes, se o objetivo é levar pouca coisa pra não atrapalhar a viagem à passeio prefiro levar uma superzoom.

Até porque, a menos que se vá exclusivamente a trabalho, não há essa de vou fotografar isso ou aquilo, EU vou fotografar TUDO, ok, estou indo para um safári na África fotografar leões e crocodilos a 100mt de distância, mas vou querer também fazer panorâmicas da mata, dos rios, lagos, etc, vou querer fazer macros dos insetos e etc... então, ou levo kit completo ou levo uma superzoom, levar uma D4 com lente de qualidade média pra mim não faz muito sentido. Smile

AluiZio
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 3:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem, eu diria que há viagens e viagens...
Rsrsrsrs
Em julho, irei ao pantanal.
Com certeza irão comigo a 28~300, a 50, e a 24~70.

Editado pela última vez por AluiZio em Qua Abr 09, 2014 8:19 pm, num total de 1 vez

sorocab
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 8:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma coisa e não ter e se virar com o que tem outra e não levar e se arrepender... Complicado.... Principalmente ao se deparar com uma situação única...
a questão da particularidade de tipo de foto pode ajudar bastante em definir os vidros, mas que é eclético fica difícil...

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 8:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sempre que eu vou viajar, minha preocupação é mais com a viagem em si do que com as fotos que trarei de lá. Então, sempre escolho apenas uma objetiva fixa, e depende dos lugares onde irei.

Fiz uma viagem para Washington DC onde fotografei durante uma semana só com uma 100mm (não macro). Também fiquei uma semana em Nova Iorque, onde fotografei só com uma 35mm. Isso em FF, mas já fiz diversas viagens com cropadas usando a mesma 35mm. Assim como já viajei várias vezes só com uma 50mm...

Agora, se o objetivo das viagem é para tirar fotos, levo tudo o que tenho. Todas as objetivas e também flash. yeah

AluiZio
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2014 9:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que vale apenas lembrar que o Bresson usou durante toda a vida é em todos
Lugares onde andou apenas uma 50 mm.

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0