DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Tokina 12-28 f/4 DX a Super GA definitiva!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 07, 2014 4:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigos, acabei de fazer a troca da ótima Tokina 11-16 f/2.8 (a minha era sem motor de foco) pela excelente nova lente Tokina 12-28 f/4.

Fiquei impressionado com as imagens entregues pela Tokina 12-28 f/4, tanto em nitidez, cores, contraste e resistência ao flare, que ocorre quando fotografamos no contra luz.

Fiz a troca por achar a Tokina 11-16 f/2.8 muito suave em f/2.8 e também devido a suavidade nas bordas do quadro, quando comparada com a Tokina 12-28 f/4 em todas as aberturas e distâncias focais pertencentes as duas lentes.

A Tokina 12-28 f/4 é robusta, já vem com motor de foco, portanto pode ser usada nas D3300 e D5300 sem problemas e não apresentou back ou front focus.

Adianto que estou muito feliz com a troca e não estou sentindo a menor falta do 1mm extra na ponta curta ou do f/2.8, pois a Tokina 12-28 f/4 apresenta imagens bem nítidas em f/4, o que não ocorria com a minha Tokina 11-16 f/2.8 nos diafragmas f/2.8 e f/4.

Aqui dois reviews que me convenceram a trocar:
http://www.ephotozine.com/article/tokina-at-x-12-28mm-f-4-pro-dx-lens-review-22981

http://www.kenrockwell.com/tokina/12-28mm.htm

Recomendo 100% a Tokina 12-28 f/4.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

É isso aí galera, finalmente uma excelente super grande angular com preço justo e desempenho fabuloso!!!

Dancing yeah

ARTHURPERRUCI
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2014 9:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Tinoco,

Parabéns pelas fotos! E pela sugestão.
Estou prestes a adquirir uma grande angular e estava praticamente decidido pela sigma 10-20mm f/4-5.6. Aí você vem com esse post e sabe como fica a cabeça de quem está prestes a comprar uma lente nova...Think Think Think Brick wall Brick wall Brick wall lol lol lol lol lol
O que você me diz sobre essas duas opções?
Tokina 12-28mm f/4 X Sigma 10-20mm f/4-5.6 Think yeah

Rafael Pessoa
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2014 10:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Legal o comparativo Tinoco!

Por diversas vezes já pensei em adquirir uma GA, buscando reviews sobre as várias opções no mercado. Ainda assim, sempre é útil a opinião de quem realmente as possuiu e testou das diversas formas.
Uma dúvida: já utilizou a 12-28 em condições de pouca luz? Como se sentiu face à falta do f/2.8 que a 11-16 lhe conferia?
Outra dúvida... certa vez vi em um review que a 11-16 sofre razoavelmente de aberrações cromáticas. Como vc vê a 12-28? Supera em muito ou fica pau-a-pau nesse quesito?

Abraços! yeah

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2014 11:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ARTHURPERRUCI escreveu:
Olá Tinoco,

Parabéns pelas fotos! E pela sugestão.
Estou prestes a adquirir uma grande angular e estava praticamente decidido pela sigma 10-20mm f/4-5.6. Aí você vem com esse post e sabe como fica a cabeça de quem está prestes a comprar uma lente nova...Think Think Think Brick wall Brick wall Brick wall lol lol lol lol lol
O que você me diz sobre essas duas opções?
Tokina 12-28mm f/4 X Sigma 10-20mm f/4-5.6 Think yeah

obrigado yeah

No site DoxMark, comparei a Sigma 10-20 f/4.5-5.6 com o modelo novo, Sigma 10-20 f/3.5, o modelo novo, f/3.5 de 10mm a 20mm foi superior em resoluções em todas as focais e aberturas, portanto, baseado nos testes comparativos indico a versão nova Sigma 10-20 f/3.5.

No link abaixo, vá em sharpness, measurements e depois em fild maps e conseguirá comparar as duas versões da Sigma 10-20 em cada focal e abertura.
http://www.dxomark.com/Lenses/Compare/Side-by-side/Sigma-10-20mm-F35-EX-DC-HSM-Nikon-versus-Sigma-10-20mm-F4-56-EX-DC-HSM-Nikon___757_0_842_0

Entre as duas, Sigma 10-20 f/3.5 X Tokina 12-28 f/4, infelizmente o Doxmark não testou ainda a Tokina 12-28 f/4, portanto não poderemos comparar a resolução nas focais que ambas as lentes tem em comum no DOXMARK, então nos sobra o Ephotozine, que apresenta gráficos de resolução das duas candidatas, ambas excelentes.
Tem uma avaliação levemente superior para a Tokina, mas a Sigma tem 2mm a mais de angular (10mm), o que em alguns casos é determinante na escolha e é 1/3 EV mais luminosa que a Tokina, mas a Sigma não tem os 8mm extras na ponta longa, parando em 20mm quando a Tokina vai a 28mm.

Abaixo os links dos reviews do Ephotozine:

Sigma 10-20 f/3.5:
http://www.ephotozine.com/article/sigma-10-20mm-f-3-5-ex-dc-hsm-interchangeable-lens-review-13467

Tokina 12-28 f/4:
http://www.ephotozine.com/article/tokina-at-x-12-28mm-f-4-pro-dx-lens-review-22981

Escolhi a Tokina 12-28 f/4 por já possuir uma Tokina 11-16 f/2.8, então foi natural ir para uma alternativa do mesmo fabricante.

Tenho uma Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART e AMO a lente, mas pertence a nova linha de projetos Globais da Sigma - ART, SPORT e CONTEMPORARY - onde tudo foi mudado, desde a construção ao desenho ótico e designer, entregando um produto totalmente diferente dos anteriores.

Parece que a minha Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART ficou sem função devido a larga escala de zoom da Tokina 12-28 f/4 e seria mais sensato trocar a Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART pela excelente, leve, minúscula e de baixíssimo custo, Nikon AF-S 35 f/1.8G DX!
Mas trabalhar em interiores com luz ambiente de 18mm a 28mm em f/4, que não é o melhor desempenho da Tokina 12-28 f/4 ou de qualquer lente totalmente aberta, vai me obrigar a usar iso 3200, quando a Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART permite usar iso 800 nas mesmas condições de luz e em f/2, onde a lente já tem resoluções de assombrar e com desfoques bastante interessantes.
Ilumino sempre pra trabalhar no máximo com iso 3200 na D7100, preferencialmente em iso 1600, onde a relação de ruídos/texturas atende as minhas exigências no sensor temperamental Toshiba da D7100, que não permite subexposição para as áreas de sombra, sob pena de aparecerem as famigeradas faixas (banding), então uma abertura de trabalho f/2 é de extrema importância.

Fiz o comentário do motivo de manter a Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART para que entenda que escolher uma nova lente nunca é uma questão solitária, sempre devemos levar em consideração primeiro nossas necessidades de angulo de cobertura (10mm X 12mm ou 20mm x 28mm), luminosidade da lente, resolução, cores, contrastes, fantasmas e flares no contra luz, desfoques e como a nova lente se encaixa com as lentes que já possuímos.
Portanto a escolha deve ser muito bem ponderada levando em conta todos os fatores que citei a cima, pois não podemos esquecer, no ato da compra, casamos com a lente e igualzinho a um casamento, se decidir sair, o prejuízo é certo, mesmo que pequeno financeiramente, mas sempre estaremos gastando energia e tempo nas negociações de saída/venda.

Voltando a suas opções de escolha, com qualquer das duas lentes, Sigma 10-20 f/3.5 ou Tokina 12-28 f/4 estará bem servido, desde que escolha a versão nova, Sigma 10-20 f/3.5.

Abraços yeah

ARTHURPERRUCI
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2014 11:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu Tinoco!

Muito esclarecedor! yeah

Mais uma vez, parabéns pelas fotos!

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2014 11:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rafael Pessoa escreveu:
Legal o comparativo Tinoco!

Por diversas vezes já pensei em adquirir uma GA, buscando reviews sobre as várias opções no mercado. Ainda assim, sempre é útil a opinião de quem realmente as possuiu e testou das diversas formas.
Uma dúvida: já utilizou a 12-28 em condições de pouca luz? Como se sentiu face à falta do f/2.8 que a 11-16 lhe conferia?
Outra dúvida... certa vez vi em um review que a 11-16 sofre razoavelmente de aberrações cromáticas. Como vc vê a 12-28? Supera em muito ou fica pau-a-pau nesse quesito?

Abraços! yeah

Valeu Rafael Pessoa! yeah

Com base no review do ephotozine, as aberrações cromáticas da Tokina 12-28 f/4 são significativamente inferiores das Tokina 11-16 f/2.8 e Tokina 12-24 f/4, versões I e II, portanto, foi natural a escolha.

A troca foi feita devido as resoluções da Tokina 11-16 f/2.8 não serem lineares e as resoluções nas bordas do quadro da Tokina 12-28 f/4 serem extremamente altas, superiores as opções da Tokina (11-16 e 12-24).

Quanto aos resultados em baixa luminosidade, não sinto falta do f/2.8 da 11-16, pois para meus padrões as imagens eram imprestáveis, suaves por demais na 11-16 em f/2.8 e são totalmente usáveis em f/4 na 12-28, mesmo que tenha que subir o iso em um ponto no sensor temperamental da Toshiba que vem com a D7100.
Prefiro ruídos e grãos a falta de nitidez, SEMPRE!

Outro motivo que não me preocupou quanto a perder um ponto extra de luz na Tokina 12-28 f/4 é [editado pelo autor] que no tipo de trabalho que faço, nunca uso diafragma mais aberto que f/5.6, usualmente f/8 e f/11.

O problema de perder um ponto, de f/2.8 para f/4 é que sei por experiencia própria que trabalhar com lentes escuras em ambientes de baixa iluminação resulta em imagens com granulação, isso mesmo, granulação, não são os ruídos!
Mesmo que exponha corretamente, compensando para +1 1/3 EV´s, Zona VII, pele branca média, a lente f/4 vai sempre entregar mais contrastes nas passagens de meios tons e micro texturas mais duras, devido ao contraste inerente do projeto f/4.
Daí a tal da granulação que a galera detesta quando passa de uma lente f/2.8 para uma f/4.

Descobri isso quando tive de decidir se vendia a minha Nikon AF-DC 105 f/2D para comprar a Nikon AF-S 70-200 f/4G ED N VRIII, lente mais versátil, foco instantâneo e VR que possibilita em câmera DX que se fotografe em velocidade de obturador de 1/30 em 200mm sem tremer.

Não, a Nikon AF-S 70-200 f/2.8G ED N VRII não é uma opção, embora tenha extrema resolução e suavidade, não carrego o trambolho que pesa 1.600 gramas por aí, só se me pagarem e MUITO!

Fiz o comparativo e minhas fichas caíram, as passagens de meios tons são mais abruptas na AF-S 70-200 f/4G ED N VRIII, nada que +1/3EV de superexposição não limpe, mas esse procedimento me coloca nos limites dos brancos com texturas que devo manter nas minhas exposições já críticas para as altas luzes.
Mas esse assunto fica para um outro artigo, o fato deixa claro que devo manter minha Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART para situações de baixa luminosidade, por entregar imagens com tons pasteis, meios tons suaves e micro texturas delicadas, tudo que imagens sensuais e encantadoras que as mulheres exigem.

Mas caso precise usar a Tokina 12-28 f/4 em situações de baixa luminosidade, aplicarei o flash com half snoot (veja o vídeo abaixo) como luz de controle de contraste, difusa por reflexão, direção lateral alta e de intensidade que a torne invisível ao observador, limpando as passagens de meios tons e deixando as micro texturas menos duras.

Half snoot:
http://vimeo.com/20809045

Espero ter ajudado!

yeah

Editado pela última vez por tinocovimagem em Dom Ago 10, 2014 1:18 pm, num total de 2 vezes

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2014 4:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ARTHURPERRUCI, estive estudando as lentes de sua assinatura e tomei a liberdade de dar uma sugestão, objetivando que pense em um conjunto compacto e excelente já que está prestes a adicionar uma nova lente, que resultará em seis lentes.
Hoje é possível e viável ter resultados muito melhores com apenas três lentes!!!

Se a sua Nikon 24-85 é a nova que vem no kit da D600, a AF-S NIKKOR 24-85mm f/3.5-4.5G ED VR, a recomendação é ficar com ela para o dia a dia.

Se não for, avalie as sugestões dos conjuntos abaixo, compostos de somente três lentes, todas com excelente desempenho ótico.
Faz muito mais sentido andar com ótica de ponta em poucas lentes e fiel ao conceito "MENOS É MAIS".

Primeiro conjunto:
Sigma 10-20 f/3.5 EX
Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART
Sigma 50-150 f/2.8 DC HSM OS EX.

Segundo conjunto:
Sigma 10-20 f/3.5 EX
Nikon 35 f/1.8G DX
Sigma 50-150 f/2.8 DC HSM OS EX

Abraços yeah yeah

ARTHURPERRUCI
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Ago 10, 2014 11:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Tinoco,

Muito me interessa alongar um pouco mais esse bate-papo. Porém vamos deixar esse tópico para as fotos da Tokina 12-28mm f/4.

Achei esse tópico no Clube Nikon e creio que seja melhor continuarmos lá:

http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=68090&postdays=0&postorder=asc&start=45

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2014 2:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ARTHURPERRUCI, não tenho muito mais a acrescentar e sugeri apenas enxugar a quantidade de lentes que possui, para privilegiar a qualidade e facilidade de escolhas por ter somente três opções de lentes, afinal, quando acrescentamos uma nova lente, podemos estar limitando nossa criatividade e versatilidade em procurar melhores composições, por incrível que pareça!

No tópico que indicou, nada tenho a acrescentar, pois não tive nenhuma das duas lentes do tópico (55-200VR ou 70-300VR).

Em tele zoom para DX compraria somente duas opções, Nikon 70-200 f/4G ED N VRIII ou Sigma 50-150 f/2.8 DC HSM OS EX, que foi descontinuada, mas ainda se encontra para comprar.

Aguardo a substituta da Sigma 50-150 f/2.8 DC HSM OS EX, na torcida que venha uma 35-85 f/2 DC OS ART ou 50-105 f/2 DC OS ART para DX para fazer par com a excelente Sigma 18-35 f/1.8 DC HSM ART.

Quanto a Tokina 12-28 f/4, passei todas as minhas impressões, agora a bola está com os participantes do fórum que resolvam apostar nela.

Abraços

yeah

jparra
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2014 8:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pela aquisição!

Gostei muito das cores, principalmente na primeira foto!

Acompanhando o tópico!

j.parra´s

Administrador de Redes de Computador | Fotógrafo Freelancer
| Nikon D7000 | Sigma 18-35 1.8 DC HSM ART| NIKKOR 50MM 1.8G AF-S | filtros UV Hoya | SB700 | Iluminador LED YN300 II

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2014 9:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jparra, yeah

schuno
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 11, 2014 12:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sempre gostei das GAs da tokina....

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 14, 2014 11:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

schuno, concordo, as Grande Angulares (GAs) da tokina tem construção robusta e são muito compactas.
O único defeito da lente é o último elemento que fica exposto quando em 12mm e se apoiar a lente sem tampa pela parte traseira o elemento vai encostar na superfície de apoio e arranhar.

Quando forem fazer a troca da lente, levem o zoom para 28mm que o elemento traseiro fica bem protegido dentro da lente.
yeah

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mar 06, 2015 11:15 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá!

Um teste com a Tokina AF 12-28 f/4 DX na D700 sem permitir que a câmera mudasse para o formato DX.

Mantive a lente com filtro de proteção e para sol e ainda vinhetou levemente em 20mm, coisa mínima, em 18mm a vinheta é perceptível, embora seja possível retira-la no Photoshop ou lightroom.

Percebi que em FX a Tokina AF 12-28 f/4 DX trabalha tranquilamente entre 20mm e 28mm, portanto abrangendo três focais FX (20mm, 24mm e 28mm)

Sendo conservador, para quem tem um orçamento apertado e precisa andar com um zoom grande angular e ainda poder compra uma Super Grande Angular, ambas no formato FX, o orçamento conjunto da *Rokinon MF 14 f/2.8 (foco manual) + Tokina 12-28 f/4 DX equivale ao preço da Nikon AF-S 18-35 f/3.5-4.5G ED FX.

*Trabalhando com o foco hiperfocal resolvemos o problema de focagem com lentes Super Grande Angulares MANUAIS.

Os resultados:

12mm em FX.

Image

16mm em FX.

Image

18mm em FX.

Image

20mm em FX.

Image

Think

tinocovimagem
Colunista DigiForum