DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Técnicas para atrair clientes em cidades pequenas

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Carlos Cazuza
Editor DigiForum, Admin Geral
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2016 10:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Wadson Aguiar responde a coluna “Negócio da fotografia: qual a sua dúvida?”

Image
Foto: Wadson Aguiar

Dúvida: “Gostaria de saber, técnicas e dicas para atração de clientes em um mercado bem concorrido, em cidades menores.” – Kauã Rodrigues

Gostei muito da dúvida do Kauã. Acredito que teremos muito a conversar sobre esse assunto. O mercado fotográfico é muito amplo, com muitos segmentos e várias estratégias coincidem entre eles, mas sempre tem um ponto específico para cada segmento. Como ele não mencionou em qual área atua vou tratar o assunto de forma genérica, dessa forma a resposta pode ter uma abrangência maior.

Por ter muitos tópicos na pergunta, vamos por partes.

1) Técnicas pra atrair clientes.
Sem dúvidas essa é a resposta que todos querem. Como vender mais, como cobrar mais caro pelo serviço, como conseguir selecionar o trabalho que quer fazer, são questões muito recorrentes. Um bom Plano de Marketing ajuda e muito apontando as melhores ferramentas e formas de mensurar o resultado de cada uma delas. Vou enumerar 5 dessas ferramentas:

a) Público alvo. Essa talvez seja a mais importante de todas, pois ela vai direcionar todas as ações de marketing de sua empresa. Conhecer o seu cliente, saber suas preferências, sua localização, seus hábitos, é o básico para encontrá-lo. Se você não sabe pra quem quer vender como vai poder oferecer seu serviço?

b) Internet.
Essa é a melhor mídia que temos à disposição. Quem não atua de forma incisiva na internet, está perdendo tempo e dinheiro. Site, blog e redes sociais é o kit básico para começar.

c) Inovação. A tecnologia abriu as portas para o surgimento de novos profissionais fazerem as mesmas coisas. Se você quer ter melhores resultados precisa percorrer um caminho diferente dos outros.

d) Capacitação
. Para inovar é preciso ter cautela pra não dar “um tiro no pé”. Isso só será possível com muito conhecimento. Cursos, workshops, congressos (online e presencial), livros, coaching, enfim, uma infinidade de opções para se capacitar (agradeça muito a Editora Photos por termos tanto conhecimento disponível hoje em dia).

e) Network.
É fantástico o retorno que um network eficiente pode dar. O aval de alguém que um possível cliente seu conheça, pode ser determinante para um contrato fechado, o contrário é certo tanto quanto.

2) Mercado concorrido. Meu primeiro contato com a fotografia foi no ano de 2004, comecei a namorar uma moça (hoje minha esposa) que trabalhava como fotógrafa e pra ficarmos juntos aos sábados eu tive que acompanhá-la no trabalho. Mas não é do meu início na fotografia que quero falar, contei essa historinha apenas porque lembro que nessa época existia 5 ou 6 fotógrafos profissionais (entendo como profissional, aquele que obtém a maior parte de sua renda na fotografia) em minha cidade. Com a popularização da fotografia, em partes devido o advento do “digital” (em 2004 o que reinava ainda era o filme), esse número cresceu bastante, hoje existem cerca de 50 fotógrafos vivendo financeiramente da fotografia em minha cidade. Resumindo a história, todos os mercados (cidades) estão concorridos. Diariamente “nascem” e “morrem” inúmeros profissionais. Não se preocupe com esse detalhe, lembre-se do ditado “a grama do vizinho parece mais verde”.

3) Cidades menores. Isso não pode ser um limitador para seu trabalho. Existem inúmeros casos de fotógrafos que saíram, ou ainda estão em cidades pequenas e possuem um grande reconhecimento do trabalho, tanto por parte de seus clientes como de outros fotógrafos. É claro que isso varia muito para cada segmento, mas mesmo assim é possível contornar esse obstáculo. Pra quem trabalha com eventos por exemplo, ficar limitado aos aniversários ou casamentos de uma cidade pequena pode ser um problema, mas é possível montar uma logística que te permita atender cidades próximas e até mesmo outros estados e países, só depende de onde você quer chegar.

Pra finalizar, não perca o foco do seu negócio. Tenha bem definido o que você quer fazer, pra quem quer fazer e como vai fazer. O sucesso é estar onde precisa estar, num processo de chegar onde quer estar.

Sucesso sempre!

Quer ter sua dúvida sobre negócios na fotografia respondida por Wadson Aguiar? Envie sua dúvida para bruna@editoraphotos.com.br com o assunto “Dúvida sobre negócio na fotografia”. A coluna vai ao ar toda 1ª quinta-feira do mês.

leonardo.muller
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2016 2:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom material, não vivo da fotografia pego alguns trabalhos um dois por mês que custeiam meus equipamentos.
Gosto quando pessoas bem sucedidas compartilhar suas experiências a fim de somar para o crescimento do segmento, obrigado por compartilhar suas experiências. yeah

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2016 7:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Moro em uma cidade com 300mil habitantes. Analisando o mercado percebo q em cidades pequenas existe uma facilidade maior de se firmar como fotógrafo.

Não sou fotógrafo fulltime mas percebo que com dedicação, investimento em qualidade e marketing o resultado vem, pois em cidades pequenas a quantidade de fotógrafos que realmente sabem oq estão fazendo é muito menor. Aqui em minha cidade os fotógrafos que se destacam são uns 3 ou 4.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.