DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [AJUDA] FOCO NIKON D5200

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

matheusdeholandag
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2017 7:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa noite!
Sou novo aqui no fórum e diferentemente de muitos aqui, não tenho costume em fotografar. Porém, minha namorada vem entrando aos poucos no mercado e comprou a primeira DSRL dela: Nikon D5200

Faz quase 1 ano que ela possui a câmera, e depois de muito tempo apenas utilizando o foco automático agora vem praticando (totalmente) o modo manual.
A dúvida é a seguinte:

Não sei como funciona a operação das linhas mais profissionais, mas quem tem DSRL'S abaixo da 7000, sabe que no modo automático quando o foco é cravado, é acionado o indicador, que é a "bolinha verde", que esta fica congelada (não pisca) e acompanhada de um som em bip. Maravilha! O problema vem a seguir:

No modo manual da câmera dela, obviamente cravamos o foco manualmente, porém não sei se é defeito da câmera ou é normal dela, percebi duas diferenças:

1. O som do bip não é acionado quando o foco é cravado.
2. E o sinalizador de foco, a "bolinha verde", onde no automático ela fica congelada sem piscar, no modo manual ela sempre pisca.

Observações:
- Já li o manual da câmera mil vezes com ela, antes dela utilizar a primeira vez e atualmente. Porém o manual só fala sobre a focagem por modo automático. Não explica muito sobre a questão do sinalizador no modo manual nem do bip.

- Procurei soluções em muitos outros fóruns com perguntas parecidas, não vi nenhum igual a essa. Algumas parecidas, mas não resolvia o problema.

__

A dúvida é se realmente todas as câmeras Nikon de entrada quando vão para o modo manual, o sinalizador pisca mais que congela, e o som do bip não é ativado quando o foco é cravado!?
E por qual motivo essa pergunta é importante: Ela tem um 50mm 1.8 D, utilizada em uma câmera sem motor automático, ou seja, ela utiliza do modo manual raiz. Sei que a 50mm é uma lente complicada para obter ótima nitidez, porém ontem na formatura do irmão dela, quando ela achava que o foco estava cravado no assunto que ela queria, ele estava focando em outro, fazendo perder muitas fotos que ficavam extremamente embaçadas.

Como percebemos a diferença entre o modo manual e o automático, ela está sentindo falta de saber quando realmente o assunto que ela quer está focado, pois no modo automático oferece essa noção, por ter esse bip e a bolinha verde fica congelada ao invés de piscar.

Obrigado e desculpem o texto enorme!!!

matheusdeholandag

MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2017 8:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fiz um GIF de demonstração só pra não ficar confuso.

PS: sei que que nesse GIF esta focando em um chão sem contraste, mas ainda que foque em cenários com contrastes, é isso que apresenta. A bolinha nunca fica totalmente cravada (sempre piscando, e as vezes demora um pouco pra aparecer) e o som do bip não é ativado confirmando o foco. Diferente do modo automático, que você pressiona metade do disparador, e ele já congela o indicador e solta o som do bip confirmando o foco.

Não é vírus:

https://giphy.com/gifs/OqDhw71cI7lg4/html5
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem