DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 É normal ceder direitos autorais para books de apresentação?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Laura Pio
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2018 8:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aos colegas fotógrafos que têm experiência em fazer fotos para BOOKS DE APRESENTAÇÃO,

Precisava de um auxílio de vocês. Por favor, tentem ler tudo... Eu trabalho em outros nichos da fotografia, mas há algum tempo decidi oferecer esse tipo de trabalho também, e estou enfrentando problemas com duas agências que minha última cliente mandou as fotos (no caso, do filho pequeno dela). Estou mais perdida que cego em tiroteio, e talvez tenha que fazer um contrato mais adequado para todo mundo que fez book comigo nos últimos 3 meses (apesar de não ter recebido nenhuma reclamação). Já decidi fazer uma consultoria com um advogado para não passar por isso de novo, mas antes gostaria de saber da experiência de vocês a respeito do assunto.

Gostaria de saber o seguinte:
Quando uma pessoa chega para vocês e diz:
"Quero fazer um book para mim / meu filho para mandar a uma agência"...
Por acaso é de praxe vocês entregarem para a cliente junto com o material pronto, um termo cedendo os direitos autorais das suas fotos à alguma agência? Mesmo sabendo que as fotos são somente para fazer com que a modelo seja admitida em alguma agência, ou para serem usadas no site da agência? Fotos obviamente sem fim publicitário?

Pergunto pelo seguinte:

A primeira agência em que o filho da cliente estava cadastrado deu um prazo de 01 (um) dia para ela fazer as fotos dele (não obrigaram ela a fazer com o fotógrafo deles), e entregar à agência porque as fotos do menino iam ser apresentadas para um casting. Até então, a cliente só tinha umas 3 fotos do menino feitas na própria agência somente para o cadastro, se não me engano. Ela veio voando até mim, que fiz um milagre para ela, agendei o ensaio para o mesmo dia e entreguei o material (inclusive impresso) no dia seguinte, que era o prazo da agência.

Quando as fotos foram entregues, a agência alegou que o menino não poderia mais participar do maldito casting porque eu, a fotógrafa, havia entregue material incompleto, pois eu deveria ter cedido o direito autoral das fotos à agência e ter reconhecido firma em cartório (????) e por isso, o filho da cliente perdeu a oportunidade de participar do casting e a situação ficou como se a cliente tivesse gasto aquele dinheiro comigo à toa. A atendente da agência inclusive disse à minha cliente que quando eu telefonei para perguntar qual era o tamanho exato das fotos impressas que eles precisavam (foi a única informação que pedi), ela também me disse que eu tinha que ceder os direitos autorais e reconhecer firma (o que foi uma mentira deslavada para transferir a culpa para mim). Eu havia ligado para a agência antes de fechar com a cliente, somente para saber o tamanho das fotos, agradeci e desligamos. Não houve conversa nenhuma sobre cessão de direitos, firma reconhecida, Chapeuzinho Vermelho e o escambau. Sem falar que tentaram enrolar minha cliente inicialmente, dizendo que não sabiam de fotos para casting nenhum, o que deixou a cliente desesperada, achando que tinha sido vítima de um golpe por telefone. Certo tempo depois, a equipe incompetente da agência constatou que havia sido erro interno, e que eles não haviam jogado o nome do menino no sistema... Enfim, uma desorganização total. E continuaram jogando a culpa sobre mim. Obs.: agência bem falada e com site arrumadinho...

Ficou um mal estar entre eu e a cliente, e apesar de eu achar que eu só deveria ceder os direitos das minhas fotos se eu tivesse por exemplo fotografado o filho dela para uma marca, ou se eu trabalhasse para a agência e eles fossem fazer o próprio book tradicional mesmo, com capa personalizada com o logo da agência (o que repito, não foi o caso, pois pediram fotos 10 x 15 e iriam simplesmente apresentar as fotos a um cliente para casting), a semente da dúvida foi plantada.

Então a cliente tirou o filho da tal agência e o cadastrou em outra. BINGO! O mesmo problema! Aceitaram normalmente as fotos do menino, mas quando surgiu uma oportunidade de casting, obrigaram a minha cliente a reconhecer firma em cartório de cada assinatura e de cada foto impressa, com prazo para o dia seguinte! E somente depois informaram a ela que o meu contrato padrão de prestação de serviços não valia de nada, e que eu deveria ter cedido os direitos autorais das fotos a eles.

Mais cheiro de picaretagem: liguei para a agência para pedir mais detalhes e eles deram a desculpa que a responsável já havia ido embora. Deixei um recado no Whatsapp deles explicando a situação que demandava um pouco de urgência, já que o material precisava ser entregue no dia seguinte. Eu só precisava de informações! Mandei somente duas mensagens. Qual não foi a minha surpresa no dia seguinte ao constatar que haviam me bloqueado! Consegui telefonar, inventaram de novo que a responsável havia saído e me disseram para me basear no modelo de contrato desse link https://www.agenciademodelo.com.br/material e me alegaram que eu NÃO precisaria da assinatura da agência, e quando eu pedi, ainda me passaram um número de CNPJ QUE NÃO EXISTE. Enfim, depois de muito estresse, a cliente desistiu dessa agência também. Vale ressaltar que as duas agências têm processos na justiça que descobri no site Jus Brasil, e que a cliente não sabe mais como achar uma agência confiável para o filho.

Pergunto de novo: vem uma pessoa do nada querendo fazer um simples book com você. A maioria que pagar por um book, estará decidida a mandar as fotos para VÁRIAS agências para ver se é aceita. Como posso então já fazer um termo cedendo os direitos das minhas fotos com o nome da agência X, se a modelo nem foi aceita ainda? E digamos que a cliente já estivesse cadastrada em uma agência, como foi o caso do filho da minha cliente: a agência tem que avisar ao fotógrafo de fora a respeito de cessão de direitos e reconhecimento de firma? Ou eu como fotógrafa é quem tenho a obrigação de já providenciar isso? E sou EU quem tenho que me dar ao trabalho de reconhecer firma e pagar por isso? Isso não é trabalho da agência (ou mesmo da cliente)?

Podem me ajudar?

Laura Pio

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2018 9:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Puxa... Um site gigantesco com um forum imenso. Será que ninguém vai ter a gentileza de contar a experiência pra colega? Cry
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.