DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Ameaça a atividade dos fotógrafos e liberdade de imprensa

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 2:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eduardo, como não pretendo fazer ninguém viajar na maionese, vou especificar uma das coisas que odeio nesse mundo, chama-se Paparazzi(o). Não quero explicar detalhadamente o porque, embora você já deva ter uma idéia, mas isso é uma coisa que ninguém vai me restringir, pois Eu nunca vou pertencer a essa corja, pois para mim dinheiro e fama não são tudo.
Achar um Paparazzi com responsabilidade é algo raro, mas com liberdade.....
Por isso não sou partidário de sentimentos libertários e sou a favor de uma certa liberdade condicional, algo saudável para uma sociedade livre, pois o Paparazzi na realidade é na maioria das vezes uma violência a privacidade e a liberdade. Você goste ou não, essa é a minha humilde opinião e não tenho a pretenção de convencer ninguém.
Abraços yeah

Eduardo Buscariolli escreveu:
R.A.Tesch escreveu:
Não sou a favor de liberdade total e sou a favor de restrições sim, mas nesse caso acho ridículo e pra mim isso não vai vingar. Shocked d'oh! RollEyes

Na base do respeito ao tópico e você: não seria mais interessante liberdade com responsabilidade? Porque quando apoiamos algum tipo de restrição, podem ser que em um momento essas mesmas restrições nos sejam impostas.

D.Moore
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 4:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoas, não seria o caso de solicitarmos ajuda a alguma entidade externa, aumentando o número de manifestações?

Pensei na Avaaz

http://www.avaaz.org/po

Murilo Scafe
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 8:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O artigo 4º não seria inconstitucional?

Art. 4˚ A atividade de captação de imagens associada a matérias jornalísticas sobre ocorrências ou fatos eventuais na região da Unidade de Conservação deverá ser objeto de autorização direta pela chefia da Unidade de Conservação.

liberdade de imprensa...

Oseias Neto
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas43

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 9:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Que essa Norma é ridicula todos aplaudem e concordam correto?

Eu estava penssando aqui se não seria importante neste momento mostrar força e unidade neste sentido.

Não seria importante todos respondermos os formulario e de forma padrão com um texto coerente. Se um numero grande de pessoas falssem a mesma coisa nas respostas do formulario demostraria unidade e mostraria tamebem nossa união em torno de nossa "liberdade".

Posso estar viajando mas acho que seria importante sim mostrar unidade.

Abraço;

Continuo acompanhando o tópico.

PietroTavolazzi
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas32

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 9:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nada é por acaso, esse manobra política tem muita mídia, centralismo e foco em algum objetivo preposto por alguns influentes, aguardem, se por acaso aprovar realmente e se quiserem vão, algumas verdades viram à tona do por que à não divulgação....

Castaneda

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 10:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros Senhores,
Dando uma rápida lida pela legislação indicada na Instrução Normativa, onde diz "Considerando os artigos 28 e 33 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema
Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, bem como o art. 27 do Decreto nº 4.340, de 22 de
agosto de 2002," acessei a Lei nº 9.985 de 2000 e os citados artigos são:
"Art. 28. São proibidas, nas unidades de conservação, quaisquer alterações, atividades ou modalidades de utilização em desacordo com os seus objetivos, o seu Plano de Manejo e seus regulamentos." e
"Art. 33. A exploração comercial de produtos, subprodutos ou serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos ou culturais ou da exploração da imagem de unidade de conservação, exceto Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural, dependerá de prévia autorização e sujeitará o explorador a pagamento, conforme disposto em regulamento.(Regulamento)".
Nesse Regulamento no Capítulo VII - DA AUTORIZAÇÃO PARA A EXPLORAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, onde constam:
Art. 25. É passível de autorização a exploração de produtos, sub-produtos ou serviços inerentes às unidades de conservação, de acordo com os objetivos de cada categoria de unidade.

Parágrafo único. Para os fins deste Decreto, entende-se por produtos, sub-produtos ou serviços inerentes à unidade de conservação:

I - aqueles destinados a dar suporte físico e logístico à sua administração e à implementação das atividades de uso comum do público, tais como visitação, recreação e turismo;

II - a exploração de recursos florestais e outros recursos naturais em Unidades de Conservação de Uso Sustentável, nos limites estabelecidos em lei.

Art. 26. A partir da publicação deste Decreto, novas autorizações para a exploração comercial de produtos, sub-produtos ou serviços em unidade de conservação de domínio público só serão permitidas se previstas no Plano de Manejo, mediante decisão do órgão executor, ouvido o conselho da unidade de conservação.

Art. 27. O uso de imagens de unidade de conservação com finalidade comercial será cobrado conforme estabelecido em ato administrativo pelo órgão executor.

Parágrafo único. Quando a finalidade do uso de imagem da unidade de conservação for preponderantemente científica, educativa ou cultural, o uso será gratuito.

Ou seja, pelo que pude assimilar desses textos, me interessei mais pelo Parágrafo único do Art. 27, visto que sou apenas um fotógrafo amador sem pretensões de uso comercial do que produzo em termos de arte fotográfica, tanto que publico com prazer de compartilhar uma coisa que considero um direito fundamental da humanidade: conhecer o seu próprio planeta, tanto que disponibilizo uma singela fração do que já captei tanto no meu ambiente familiar quanto nas minhas viagens nesses endereços virtuais:
http://www.panoramio.com/user/219180

http://pt.treklens.com/members/EspelhoLunar/photos/

Mas com certeza vejo com olhos críticos certos artefatos jurídicos onde a boa intenção vem revestida sabe-se lá do que. Será que um simples "clik" deverrá ser precedido de um RIMA daqui por diante?

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 10:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Castaneda, o problema é que o ônus da prova vai cair sempre em cima da gente. Depois disso aprovado não tenho dúvidas que é só chegar com uma câmera mais avançada que vão impedir que fotografem, qual o critério que vão usar para distinguir alguém que está fazendo uma foto profissionalmente para um diletante? Sabemos para quem vai sobrar essa dúvida!!!!

Olhe o que diz nosso colega forista Deric Smooth sobre fato acontecido com ele no Parque Villa Lobos, que é gerido pelo estado de São Paulo:

Citação:
"Experiência própria. - Certa vez no Parque Villa Lobos, eu e um amigo estávamos caminhando com a maq. e uma segurança informou que precisaríamos de autorização para fotografar com as " Supostas máqs. Profissionais", a SX30 e uma Sony HX1, perguntei qual o motivo, pessoas colocavam imagens do parque na internet, achei um absurdo e indaguei e se fosse uma compacta ? - com essas pode !"

Imagine a situação: Eu sou Paraibano, não sou fotógrafo, possuo uma t2i, vou ao Rio em passeio, vou até Agulhas Negras, tento fotografar e me vejo na condição de ter que preencher um formulário de solicitação, que tem que ser entregue com, no mínimo 20 dias de antecedência... Já imaginou quando vão responder??? Já estarei de volta a minha Paraíba há muito tempo....

Castaneda

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 10:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Concordo plenamente caro conterrâneo Marcos, prá você ver como o texto deixa muito a desejar, não tenho nenhum conhecimento jurídico mas com certeza brechas existirão para todo tipo de interpretação.
Como será que funciona em outros parques no exterior?
Eu acredito que uso de imagem que possa impactar o ambiente pode se dar na área cinematográfica, mas na questão de uma simples fotografia chegaria a tanto?
Pergunta de um simples leigo, mas amante da natureza.

Eduardo Buscariolli
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 12:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

R.A.Tesch escreveu:
Achar um Paparazzi com responsabilidade é algo raro, mas com liberdade.....

Eita, pensei que você estivesse se referindo a questão do ICMBios. Tipo algum tipo de restrição ao acesso a parques, etc...

Quanto esse tipo de postura - desrespeito ao próximo - estamos em concordância. Mesmo porque, pelo menos localmente, há alguma cobertura legal contra esse tipo de atitude.

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 1:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Isso é um abuso!

Chego a pensar que querem afastar "os fotógrafos" afim de ocultar as falcatruas que acontecem (...)

Amo o BRASIL mas ODEIO essa politicagem suja e podre!

Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you

GreenEmerald
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 1:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vamos buscar união de todos, inclusive de outras entidades de fora e dizer para esta corja, preenchendo simplesmente em todos os campos:NÃO CONCORDO pois esta área é patrimônio público - é nosso. Vocês nem sabem o que estão fazendo - TREMENDO ABSURDO. yeah

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 1:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

www.ECOFOTO.com.br já esta na BRIGA!!!

Abraços
[ ]s

rodrigoferlin
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 4:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sabe aquele ditado que diz que não se preserva aquilo que não se conhece? yeah
Pois então, acho que os fotógrafos fazem uma ação muito importante neste caso, divulgando cada imagem captada desta belíssima biodiversidade brasileira. =D>

Era só o que faltava agora, ter que pedir autorização com 20 dias de antecedência para poder fotografar nos parques... e em alguns casos até pagar taxas.... com todos os impostos que pagamos por aí??? será que não é só investir melhor??? Brick wall

NÃO CONCORDO COM ISTO, concordo sim em pedir uma autorização informal ao diretor ou guarda florestal do parque pedindo/informando que quer realizar alguns imagens dentro de determinado parque, mas nd de TAXAS E AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO.... Shame on you

DIREITO DE IR E VIR?? CADÊ???? Big Mouth

Aqui em Caçador-SC temos a FLONA, lugar muito bonito, com matas fechadas da magestosa ARAUCÁRIA....fauna e flora constante convivendo dentro dela... fica o convite tb.... yeah

rodrigoferlin
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 4:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

NÃO É DE DUVIDAR....

TiagoDegaspari escreveu:
Isso é um abuso!

Chego a pensar que querem afastar "os fotógrafos" afim de ocultar as falcatruas que acontecem (...)

Amo o BRASIL mas ODEIO essa politicagem suja e podre!

Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you Shame on you

coutinhobr

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 5:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Celso, li sua mensagem e fiquei preocupado com isso. Uma vez que adoro fotografar em Unidades de Conservação. Bom, acabei de ler essa proposta de Portaria do ICMBio.

Você citou que

Celso Rogerio escreveu:
O Digiforum

Ou seja, quando estivermos em um Parque Nacional, numa Unidade de Conservação, não poderemos simplesmente sacar nossas câmaras e fotografar. Se virmos um belo pássaro, uma bela paisagem, um desmatamento ou uma queimada, teremos de nos submeter a um procedimento burocrático para acionarmos o obturador; e, sabe-se lá quando isso será desembaraçado.

Pelo que entendi, não é bem assim, de não poder fotografar. A Portaria cita:

"CAPÍTULO II – DA AUTORIZAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO Art. 3˚ A Autorização para captação de imagens das Unidades de Conservação e de seu patrimônio não constitui autorização para o uso.

§ 1˚ A Autorização SOMENTE será requerida para a captação de imagens das Unidades de Conservação e de seu patrimônio quando a atividade envolver o acesso à Unidade de Conservação em condições especiais de horário, acesso a zonas restritas ou quaisquer outras diferenciadas das atividades normais de visitação, assim como quando a execução da captação alterar a rotina dos locais abertos à visitação e de seus usuários. "

Pelo que entendi, para o visitante comum, vamos dizer assim, que frequenta as UCs em horários estabelecidos e visita as partes abertas ao público, nada vai mudar. Poderá fotografar normalmente. Então, acho que não é bem assim: estar lá, ver um pássaro e não poder fotografar.

Agora quando à parte jornalística e de uso comercial há que se revisar, é claro. Seria muito bom quem for dessa área, olhar com muita atenção e tentar orientar o ICMBio. Acho válido, que todas essas dificuldaes expostas aqui pelos fotógrafos sejam expostas também lá para os dirigentes do ICMBIo.

Pelo que me lembro a questão do registro fotográfico já era tratada no Decreto que regulamenta o SNUC (Lei 9.985) e já falava sobre uso comercial das fotos. Vou dar uma olhada nisso, pois pode ajudar na hora de argumentar com os proponentes.

Chegando em casa, farei novamente a leitura com mais calma, pontuando cada parte que achar necessário e enviarei ao ICMBIo, certamente.

Vamos aproveitar que ainda estão consultando e fazer a nossa parte também. Sou fotógrafo amador, biólogo e muito frequentador de UCs. UCs essas que tem muito a nos ensinar!

Abraços a todos!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior